admin

22 Novembro 2022

Sem comentários

Home Notícias

Como evitar a retenção de líquidos

Como evitar a retenção de líquidos

A retenção de líquidos, ou edema, pode ser definida como a acumulação excessiva de líquidos no organismo. Essa acumulação acaba por se manifestar no inchaço de algumas partes do corpo como mãos, barriga, pernas, tornozelos e pés. As sensações de peso, cansaço e rigidez articular nos membros inferiores também são muito comuns.

Esta reação, que é para tantas pessoas um grande desconforto, pode estar associada a algumas doenças, mas o mais comum é ser uma consequência de hábitos menos saudáveis. De seguida apresentamos-lhe alguns comportamentos que deve ter em atenção para evitar a retenção de líquidos no seu corpo:

 

Reduzir a ingestão de sal

O sal é um forte contributo para a retenção de líquidos. Reduza a sua adição e evite ingerir alimentos com muito sal/sódio, como enchidos, molhos e aperitivos com quantidade elevada de sal adicionado. Opte por adicionar ervas aromáticas ou especiarias como alternativa ao sal.

 

Praticar exercício físico

Pratique exercício físico regularmente. O ideal seriam pelo menos 30 minutos por dia, entre 3 a 5 dias por semana. Se não tem por hábito praticar atividade física, opte por soluções que lhe permitam um esforço gradual em que consiga adaptar a duração e intensidade. O sedentarismo potencia a retenção de líquidos já que quando os músculos se encontram demasiado tempo parados pioram o seu funcionamento e existe uma maior formação de edemas.

 

Priorize a hidratação

Ao beber a quantidade diária recomendada de água estará a contribuir para a expulsão de sódio e fluidos acumulados. Evite a ingestão de bebidas alcoólicas e refrigerantes já que estas proporcionam a desidratação do corpo. Se tem por hábito ingerir café diariamente em grandes quantidades, faça também uma redução gradual.

 

As massagens e a fisioterapia podem ser verdadeiras aliadas na redução da formação de edemas e melhoria de sintomas causados pela retenção de líquidos. A contração muscular, pressão e movimentos estimulam a drenagem linfática e venosa. Na Clínica Joaquim Coutinho pode ser acompanhado por especialistas conhecedores do tratamento adequado para si.